O Peso das Dietas – Sophie Deram

Terminei de ler esse livro essa semana, e só posso dizer uma coisa: SENSACIONAL!

Se você tem a minha faixa etária, provavelmente está acima do peso. E provavelmente já fez milhares de dietas. O que você não sabia é que fazer dietas pode ser a causa do seu (e nosso) excesso de peso. A ideia do livro é simples. Convença-se de que não pode mais comer chocolate. Qual a primeira coisa que vai dar vontade de comer? Você vai comer, claro, e se sentir muito culpada. Mas a autora tem uma explicação científica. Essa vontade incontrolável, não foi culpa sua! Você não pode controlar o que seu cérebro quer nesse caso!

Tudo envolve comida. Todos os eventos sociais. É o assunto principal daquela parente que você não gosta muito o fato de você ter engordado desde a última visita. O “caramba, você emagreceu” é o novo “bom dia, será que chove hoje?”. Vamos ser sinceros, se dieta (e produtos diet) emagrecesse, os EUA inteiro, e o mundo todo, seria magro! Não é o que acontece, né?

O que a Sophie diz é basicamente: desencane! A maioria das pessoas não precisa emagrecer. Forçar seu corpo a um peso menor do que ele acha que deveria, é só pedir para estressar seu cérebro e engordar mais ainda depois. Agora, se você realmente está acima do peso, o que deve combater é seu estilo de vida, a causa, e não o peso que é o resultado: exercício físico (o que te agrada, não me vá pagar 6 meses de academia que sabemos que isso não dá certo), comida mais caseira, e voltar a sentir prazer saudável com a comida, saber identificar quando tem fome e quando está saciado, e comer só quando tem fome. Caramba, isso tudo é bem mais difícil do que fazer dieta. Mas parece valer muito a pena.

Vou contar minha experiência com essas recomendações aqui no blog. Já adianto que essa semana me deliciei com bolos de chocolate do livro, comi sem culpa, e fiquei meio relapsa com os exercícios físicos. Mas isso faz parte (como ela mesma conta no livro), afinal, é uma libertação!  Toda essa história do livro fez muito sentido, porque eu realmente não consigo perceber facilmente quando estou satisfeita ou não… Acho que foram os anos e anos de pressão psicológica para não engordar e adivinhe? Só engordei! Tá na hora da abordagem ser diferente! Estou adotando aos poucos um estilo de vida mais saudável, mas pela saúde, por mim, por todos que eu amo. E não para voltar a vestir 36!  Toda essa consciência me faz achar cada vez mais toscas as chamadas de matéria “alimentos que acabam com a celulite”, “faça a dieta detox”, etc.

Obrigada, Sophie, você abriu meus olhos!

 

2 comentários sobre “O Peso das Dietas – Sophie Deram

Deixe um comentário

